Cirurgias
A área da cirurgia Buco Maxilo Facial está dividida basicamente em três partes:
- Cirurgias bucais (chamadas de menores);
- Cirurgias de traumas de face (por acidentes e intercorrências);
- Cirurgias de defeitos de face (onde existe uma diferença entre os ossos maxilares e mandibular ou até envolvendo síndromes e má-formações faciais).
Estas duas últimas são consideradas cirurgias de grande porte e na maioria das vezes realizadas em ambiente hospitalar sob anestesia geral.
As cirurgias menores bucais são mais comuns na área e comtempla as mais conhecidas como a extração ou liberações de dentes retidos como sisos (terceiros molares), caninos, pré-molares e até os molares. Cirurgias de saliências ósseas conhecidas como tórus mandibular ou palatino, frenectomias para remoção de freios, remoção de lesões bucais através de biópsias, cirurgias pré-protéticas que preparam a região para melhor assentamento das próteses entre outras.
Existem também as cirurgias periodontais que são cirurgias que tem como objetivo alcançar uma estética gengival mais agradável e de recuperação de partes perdidas ao longo do tempo como as retrações ósseas gengivais que acabam expondo as raízes dentárias. Esta área encontra-se mais especificamente na área da Periodontia.