Tratamento de Canal
Em geral este tipo de tratamento não é visível ao paciente como algo estético nos dentes. Porém a importância do tratamento de canal é extremamente grande para não desencadear problemas mais sérios como dores fortes, inchaço da face, risco de contaminações ou lesões mais críticas que afetam a parte sistêmica do paciente como o coração, articulações, músculos e etc., podendo levar até mesmo a septicemia por lesões agravadas.
O objetivo do tratamento de canal é limpar a parte interna do dente que apresenta um espaço dentro do dente, o qual contém a polpa dentária (mais conhecida como nervo), a qual pode sofrer um processo de inflamação pela cárie, doença gengival grave associado, traumas, etc.
Atualmente a diferença no sucesso dos tratamentos de canal são extremamente grandes, comparados aos tratamentos antigos. Diversos materiais, equipamentos e técnicas propiciaram saúde, agilidade, qualidade e sucesso na sua execução.
Entre os equipamentos temos:
- Localizador apical que serve para definir o tamanho correto do canal que será tratado.
- Motor endodôntico que faz os movimentos de limpeza do canal de forma mecanizada, quase sem barulho e extremamente rápido que agiliza a definição do tratamento e diminui a incidência de RX absorvida pelo paciente.